terça-feira, 18 de maio de 2010

Bem-vindo ao meu site sobre a cidade de Vila Real!






História

A região de Vila Real possui indícios de ter sido habitada desde o paleolítico. Vestígios de povoamentos posteriores, como o Santuário Rupestre de Panóias, revelam a presença romana. Porém com as invasões bárbaras e muçulmanas verifica-se um despovoamento gradual.
Nos finais do século XI, em 1096, o conde D. Henrique atribui foral a Constantim de Panóias, como forma de promover o povoamento da região. Somente em 1289, por foral do rei D. Dinis, é fundada efectivamente a Vila Real de Panóias, que se tornará a cidade actual. No entanto, ao que parece, já em 1139 se chamava «Vila Rial» ao promontório onde nasceu a Vila Real actual, na altura pertencente à freguesia de Vila Marim.




Em 1986 , Vila Real sofreu um grande desenvolvimento ,com a criação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 1986, que contribuiu para o aumento demográfico e revitalização da população.Nos últimos anos, foram criados em Vila Real vários equipamentos culturais, que trouxeram novo dinamismo à cidade, como o Teatro de Vila Real e o Conservatório de Música, e a transferência da Biblioteca Municipal e do Arquivo Municipal . Foram também valorizadas várias áreas da cidade, como o antigo Bairro dos Ferreiros e a área envolvente do Rio Corgo.

Museus:

Como museus Vila Real apresenta-nos alguns tais como :Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, (possui uma grande colecção de moedas romanas, gregas, visigóticas); Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Museu Etnográfico de Vila Real; Museu do Som e Imagem.

Património e Turismo Edifícios:

Quanto ao patrimonio , é sem duvida importante visitar  a Capela da Misericórdia, Capela de São Brás e o túmulo de Teixeira de Macedo,Capela do Espírito Santo ou Capela do Bom Jesus do Hospital, Casa dos Brocas, construída pelo avô de Camilo Castelo Branco e onde este residiu durante algum tempo , Igreja de Bom Jesus do Calvário. Estes exemplos , são património edificado da cidade.

Artesanato:

Típico de Vila Real, o barro preto de Bisalhães é um dos seus principais produtos de artesanato, destacando-se de entre as várias a chamada "Bilha dos Segredos"; também se destaca o linho de Agarez e a tecelagem.

Gastronomia:

A gastronomia vilarealense é rica em doces conventuais, como os "Toucinho do Céu", os "Pitos de Santa Luzia", as "Ganchas de S. Brás". Estes dois últimos têm uma tradição: no dia 13 de Dezembro, as raparigas compram pitos para oferecer aos rapazes, e dia 3 de Fevereiro, dia de S. Brás, os rapazes retribuem, oferecendo a gancha. Como pratos típicos, servem-se em Vila Real, tripas aos molhos, cabrito assado com arroz de forno, entre outras..

Locais de interesse :

Vila Real para além de ser uma cidade de muitas memorias é também um local onde se pode encontrar alguns monumentos característicos da arte rupestre , patente em muitos locais da cidade. Tais como: Mamoas de Justes, Mão do Homem, Necrópole de S. Miguel da Pena,  na serra do Alvão, na aldeia da Pena, e também o Santuário de Panóias, único na Península Ibérica, localizado em Vale de Nogueiras.

Clima:

Devido à sua situação geográfica (as Serras do Marão e Alvão actuam como barreiras naturais), Vila Real tem um clima de extremos: tem um Inverno bastante prolongado, sendo o frio constante, chegando as temperaturas frequentemente abaixo dos 0°C; é comum nevar pelo menos uma vez por ano. O Verão é bastante quente. Os dias intermédios são raros, sendo as diferenças de temperatura bastante bruscas. Estas características deram origem ao provérbio "Nove meses de Inverno, três meses de inferno".

0 comentários:

Enviar um comentário